CIRCO E INCLUSÃO

Projeto Um Por Todos 

  A educação é um instrumento útil e um direito, promove o desenvolvimento pleno da personalidade, dos talentos e das habilidades mentais e físicas da criança.

 

  No Circo Social os elementos da “metodologia triangular” encontram um espaço profícuo para o seu desenvolvimento, visto que o ensino das técnicas circenses acontece unindo a prática, a contextualização e a apreciação de obras de arte.

 

  No Circo Social, confronta-se o risco real da vida quotidiana com o risco de fazer circo. A diferença está no fato de que, através do circo, se arrisca para ser melhor, para aprender, para educar, para se mostrar e se estupefazer; atua-se, então, para transformar o risco em educação, formação e inclusão cria-se um lugar que estimula o corpo a superar o medo do novo e a procurar novos perigos ligados a mudanças sociais.

O Projeto UmporTodos visa desenvolver o circo como ferramenta social no concelho de Vila Nova de Famalicão para o cidadão com deficiência seja ela motora ou intelectual, com o apoio da Câmara Municipal, inserido no projeto Envolvarte.  

  As pessoas com deficiência são frequentemente consideradas inferiores, o que as expõe a maior vulnerabilidade: a discriminação baseada em deficiência manifesta-se em marginalização na alocação de recursos e a tomadas de decisão, e até mesmo em infanticídio.

 

  Exclusão resulta frequentemente de invisibilidade.

 

  Dito isto, é possível afirmar que as capacidades e habilidades desenvolvidas através da linguagem circense contribuem para o desenvolvimento cognitivo do sujeito e auxiliam, por conseguinte, na aprendizagem de conteúdos escolares sócias e motores, por nelas estarem envolvidos elementos que são úteis e propiciam o aprendizado. 

©2017 INAC Instituto Nacional De Artes do Circo, todos os direitos reservados.

 

Email: geral@inac.com.pt

 

Telefones: (00351) 937542669 / 914433123 / 966303219

         

Morada: Lugar do Xisto, 4760-727 Ribeirão, Vila Nova de Famalicão A24 e B33 Lago Discount

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Vimeo - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Apoios:
Parceiros: